Por que Marketeiros usam preto
O Marketing Morreu!
Como nós o conhecemos e como não o conhecemos. O Marketing que nos serve, já não serve mais. Morreu o Marketing com todos os seus princípios, suas regras imutáveis, seus conceitos fundamentais, seus parâmetros, seus axiomas, seus absolutos.
Morreu o Marketing, juntamente com todo o cinismo eschisperto e malandro. Morreu o Marketing com a falência de estrategemas, da enganação, da maquiagem, da dissimulação e da mentira.
Morreu o Marketing Lobyista incrusive.
Morreu o Marketing com seu comando e controle. Um modelo que coloca o cliente no centro do alvo pra dar porrada, pra acertar as flechas-balas-bombas. Pra agredir o target até a exaustão.
Morreu o Marketing do curto prazo, dos resultados rápidos e avassaladores. Morreu o Marketing de verbas ilimitadas e imprudentes. Morreu o Marketing do passo a passo, certinho, 'by the book', da fórmula pronta, aquela de conquistar mecanizada e aprimoradamente o consumidor.
O consumidor mudou e o Marketing continua a enviar junk mail para o velho endereço. Esse antigo destino - até o carteiro não se incomoda com os nixies.
Já em 2003 eu escrevia que:
O Brasil tem um dos melhores serviços de atendimento a cliente do mundo, concebido em princípios de respeito e cidadania. Há um monitoramento complexo e extenso do sentimento e da natureza dos serviços e produtos consumidos. Há uma clara evolução - imposta por lei ou criada na consciência empresarial - não importa. O fato é maior que sua história.
TRIIIIIIMMMMMMM
Ainda hoje, não acordamos para um fato singelo: o consumidor é inteligente e seletivo. Tem consciência de seu poder - aquele de compra, e mais outro, de divulgação.
E ainda hoje ele é quem tem que correr o risco: Pague e depois se conseguir, reclame!
Só que esse indivíduo é exatamente isso. Pra empresa mais um, só que no mercado ele é um indivíduo: único e exclusivo. E cuidado com ele, pois seus mecanismos de defesa e de reação estão extremamente afinados.
E o Marketing? Quer continuar a brincar de guerra, de bombardeio, de cobertura, de alcance, de impactos, de interrupções ...
Num grande front light na Marginal Pinheiros em São Paulo, uma das Agencias filhotes dessas Agencias grandonas, a QG esclarecia sua missão: NÓS ACHAMOS O CONSUMIDOR ONDE ELE ESTIVER.
Não é Agencia de Detetive, não é Serviço de Cobrança, é o Marketing Moribundo dando seus últimos suspiros.
A mim, e a milhões como eu, vocês não acharão. Não somos consumidor - e desse jeito nem cliente seremos. Não somos números, não somos extratificações demográficas segmentadas.
TRIIIIMMMMM - acorde!!!
Todo o dia tenho exemplos. Todo dia você tem exemplos. Não é escorregadela. É ausencia de pernas, de força pra se sustentar, pra ficar de pé. O Marketing está estatelado no chão: morto!
Como diz Christopher Locke em Marketing Muito Maluco, devemos aplicar as piores práticas. Devemos realizar o Gonzo Marketing - o antimarketing.
Há três anos que venho dizendo: O prazo expirou. A coisa ficou azeda. Esse negócio tá pra lá de velho.
Meus amigos, marketeiros como eu! Estamos de preto porque o Marketing Morreu!