Espicaçando o Marketing

Em tempos bicudos, de transformações e mudanças, há que espicaçar. Quem pode espicaçar? Todos e cada um que tem um mínimo de discernimento do presente e sabem que à semelhança do que aconteceu com o Titanic, não tem sentido continuar tocando na orquestra.

quinta-feira, novembro 29, 2007

O Ônibus


Quando era bem moleque fui morar nos Estados Unidos. Diariamente eu tinha que me apressar até a praça vizinha para pegar o ônibus escolar pontualmente às 7:10 da manhã. Era dirigido por aquela senhora um pouco acima do peso. É provável que você já a tenha visto nos filmes da sessão da tarde da Globo. Ela me levava, juntamente com meus colegas até a porta da Patton Junior High School. E à tardezinha, quando terminava minha última aula, lá estava ela com a manivela da porta estendida, pronta para fazermos o trajeto de retorno. Uma rotina diária e incansável dentro daquele ônibus amarelo.


Hoje, eu não tão jovem e meus cabelos a se encanecer, tomo minha condução para o aprendizado diário. É um aprendizado diferente, mas ainda mais necessário. É a atualização, o pulso, a eletricidade do mercado com suas decisões e novidades. Tem muito a ver com a Inovação – meu prato predileto e principal.

Nestes tempos, o meu ritmo é mais cadente. Nada daquela pontualidade tirana. Hoje, esse ônibus que me leva a lugares de novos aprendizados, completa doze anos. A condução não é tangível - física. Só que os lugares são reais, mas bem virtuais. O ônibus é digital e chama-se bluebus.

Conheci o bluebus no século passado, assim como uma boa galera da área de comunicação. Para mim e para muita gente, bluebus passou a ser link obrigatório. Em alguns casos, abro o ônibus antes do uol.

Os integrantes de bluebus - fui conhecendo em eventos e ligeiros papos por email – são jornalistas, pensadores, práticos e especialistas.

É espaço obrigatório para quem trabalha com comunicação e marketing. Ou seja todo mundo! E tem a ver com a propaganda, também. Mas bluebus vai a todos os lugares: pessoas e empresas; anunciantes e agencias; produtores e veículos; tendências e monitoramentos; novidades e furos; expressões e interatividade. Mas, acima de tudo é Conhecimento. A tal da knowledge que nos lembra ser o marco desta Era em que vivemos.

Como balinhas multicoloridas no pote, as notícias vêm de todos os cantos e de todas as fontes. Notícias curtas e opiniões concisas. Nessa compilação temos mais que um bom retrato da última década. É a própria formação e simbiose desse meio. E o meio – bem entendido, é a mídia e o no-media.

Conecta-me a uma das frases basilares da economia digital: o mercado não é um lugar, são conversas. E nesse aniversário de doze anos, temos mais que a evidência – a prática diária de diálogos, de interatividade e da voz livre. Comemoremos.

A responsabilidade que Julio Hungria e Elisa Araújo têm é tremenda. Primeiro porque manter o ônibus em movimento já é um grande desafio. Como tudo nesse mundo louco, a demanda por superação do passado é um sonho misturado com pesadelo. Nem sempre acordamos bem. E segundo, como superar algo que já nasceu bom? A fórmula que eles têm encontrado é simples: inteligência e talento. A manutenção desse par é que não é tão fácil. Mas a boa mão do Julio e a sagacidade da Elisa provam competência. Mas como sempre, será uma luta diária.

No mais, é só alegria. Parabéns a vocês dois e à sua fabulosa equipe.

Na rotina do dia a dia, hoje mais uma vez vou subir com um clique. E me deliciar dentro desse ônibus azul.