Espicaçando o Marketing

Em tempos bicudos, de transformações e mudanças, há que espicaçar. Quem pode espicaçar? Todos e cada um que tem um mínimo de discernimento do presente e sabem que à semelhança do que aconteceu com o Titanic, não tem sentido continuar tocando na orquestra.

domingo, junho 03, 2007

Sua segunda chance


Second Life (SL) é uma criação própria e exclusiva para a Internet. A partir daí já tem seu valor. Com a forte adesão de internautas de todos os cantos do mundo, se tornou um dos principais fenômenos da era digital.

Para quem não está familiarizado com essa iniciativa, trata-se de um mundo virtual completo, onde se pode replicar uma nova vida dentro de um ambiente completo e paralelo à sua primeira vida. Com todos os efeitos de um mercado real, pode-se estabelecer residência, moradia, e até negócios no SL. E viver do jeito que se sonhou ou se deseja. É em resumo uma segunda chance - mais controlada e com mais experiência.

A pergunta que vem à tona: Como uma empresa pode tirar vantagem comercial desse ambiente? deveria ser motivo de discussão e análise. Hoje a mais significativa experiência brasileira está nas mãos da Tecnisa. Com um Stand no SL ela pode levar potenciais clientes e interessados para o mundo real. O simples fato de estar lá – já é merecedor de elogios. Independente de análises pragmáticas de custos e retornos ...

Neste mês a Editora Abril promove o seminário: SECOND LIFE – Que Negócio é Esse?, numa realização da revista INFO. Haverá desdobramentos.

De novo, acho muito positiva a iniciativa. É adiante do tempo que temos de estar. Tudo indica que o número de adesões para o SL, aqui no Brasil, ainda é substancialmente menor, comparado a outras iniciativas digitais. Mas para quem está ligado ao Mercado e aos modernos meios de comunicação e interação, estudar é preciso. Vamos aguardar o progresso. Ele vem na velocidade do pensamento.

Afinal, fenômeno, explosão e surpresa são marcas indeléveis do Século XXI.