Espicaçando o Marketing

Em tempos bicudos, de transformações e mudanças, há que espicaçar. Quem pode espicaçar? Todos e cada um que tem um mínimo de discernimento do presente e sabem que à semelhança do que aconteceu com o Titanic, não tem sentido continuar tocando na orquestra.

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Cultura de Quinta (feira)

Já dizia Abraham Lincoln:
"Voce pode enganar todas as pessoas por algum um tempo, e algumas pessoas todo o tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas por todo o tempo."

Há desdobramentos dessa denonimada Lei de Lincoln (de acordo com Unwritten Laws de Hugh Rawson - Crown Publishers) :

Pierce Adams escreveu em 1944:
" O problema com o nosso país [USA] é que há muitos políticos que acreditam, com uma convicção construida pela experiência de que se pode enganar todas as pessoas o tempo todo."

Já Joseph Levine trouxe uma emenda para essa lei:
" Voce pode enganar todas as pessoas se a propaganda for certa e o orçamento suficientemente alto."

E o Capitão Penny contribuiu com a sua emenda também - tirada da Internet:
"Você pode enganar todas as pessoas por algum tempo, e algumas pessoas por todo o tempo, mas você não engana sua mãe."

Muito usado (no passado - no passado, please!) tanto em propaganda como em vendas, a Lei de Barnum (Phineas Taylor PT Barnum):
A todo minuto nasce um idiota.

Há que se lembrar também que a tese de número 62 do Cluetrain Manifesto (por Locke, Levine, Searls e Weinberger) diz:
Os mercados não querem conversar com charlatões e vendedores ambulantes.
Eles querem participar nas conversações que estão acontecendo atrás do firewall corporativo.


Tirado do manuscrito do livro a ser publicado: APROFUNDAMENTO CULTURAL DE MARKETEIROS E CURIOSOS