Espicaçando o Marketing

Em tempos bicudos, de transformações e mudanças, há que espicaçar. Quem pode espicaçar? Todos e cada um que tem um mínimo de discernimento do presente e sabem que à semelhança do que aconteceu com o Titanic, não tem sentido continuar tocando na orquestra.

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Mais do que amigo secreto


Sabemos que o Natal é muito mais do que panetone e papai Noel.

E muito mais do que confraternização, troca de cartões e amigo secreto.

Muita coisa na nossa vida ultrapassa as fronteiras do que consideramos a nossa realidade. Theodore Levitt, numa obra magistral (Miopia em marketing - 1960), rompeu a concepção simplória do marketing ao criticar a visão limitada que organizações têm de seus negócios, desafiando para a redefinição de mercados com perspectivas mais abrangentes e oportunas.

Nestes últimos 50 anos, sabemos que concorrência empresarial realmente tem se intensificado. E com a globalização, as tecnologias e a criatividade, novos mercados foram sendo criados, deixando para trás indústrias que se commoditizavam. A obsolescência é uma força real que atua sempre mais, com muito mais força e velocidade.

Inovação é uma palavra de ordem hoje, porém considero que Visão Sistêmica e Pensamento Profundo são alicerces confiáveis para se re-pensar nosso negócio. O primeiro termo, já foi mencionado em nosso blog, aqui. Lembramos de Peter Senge como uma das personalidades expoentes em seu estudo e referência. O último tem em Edward Deming a fonte essencial para teoria e entendimento.

O momento é para festas, confraternização, descanso merecido e de nos voltarmos com atenção para nossas famílias. Mas assim como os grandes nomes do meio acadêmico e empresarial nos ajudam a perceber que as coisas são muito mais do que vemos e pensamos, que também encaremos nosso fim de ano com um pouco de reflexão e profundidade.