Mais do que amigo secreto
Sabemos que o Natal é muito mais do que panetone e papai Noel.
E muito mais do que confraternização, troca de cartões e amigo secreto.
Muita coisa na nossa vida ultrapassa as fronteiras do que consideramos a nossa realidade. Theodore Levitt, numa obra magistral (Miopia em marketing - 1960), rompeu a concepção simplória do marketing ao criticar a visão limitada que organizações têm de seus negócios, desafiando para a redefinição de mercados com perspectivas mais abrangentes e oportunas.
Nestes últimos 50 anos, sabemos que concorrência empresarial realmente tem se intensificado. E com a globalização, as tecnologias e a criatividade, novos mercados foram sendo criados, deixando para trás indústrias que se commoditizavam. A obsolescência é uma força real que atua sempre mais, com muito mais força e velocidade.
Inovação é uma palavra de ordem hoje, porém considero que Visão Sistêmica e Pensamento Profundo são alicerces confiáveis para se re-pensar nosso negócio. O primeiro termo, já foi mencionado em nosso blog, aqui. Lembramos de Peter Senge como uma das personalidades expoentes em seu estudo e referência. O último tem em Edward Deming a fonte essencial para teoria e entendimento.
O momento é para festas, confraternização, descanso merecido e de nos voltarmos com atenção para nossas famílias. Mas assim como os grandes nomes do meio acadêmico e empresarial nos ajudam a perceber que as coisas são muito mais do que vemos e pensamos, que também encaremos nosso fim de ano com um pouco de reflexão e profundidade.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home