Espicaçando o Marketing

Em tempos bicudos, de transformações e mudanças, há que espicaçar. Quem pode espicaçar? Todos e cada um que tem um mínimo de discernimento do presente e sabem que à semelhança do que aconteceu com o Titanic, não tem sentido continuar tocando na orquestra.

sexta-feira, outubro 06, 2006

Vendedor que morde!


Você compraria alguma coisa de um vendedor pit bull? E na sua empresa, você acha que realmente é uma boa idéia ter vendedores pit bull?

Às vezes uma aparente sacada genial é um tiro no pé. Construir a casa sobre a areia não é sábio – lemos nos Evangelhos. E para mim, essa ênfase de resultados a qualquer custo é construir o futuro sem bases sólidas.

Estou sempre sintonizado nas novidades e práticas de vendas. E fiquei chocado ao me deparar com o livro Vendedor Pit Bull (e agora seminários, kit, camisetas, posters, franquia de pet shop ...).

Com toda a franqueza que o momento exige, essa ênfase em ser cachorro bravo para vender – faça-me o favor. Estamos em que época??

O título, a frase de efeito, pode até criar impacto – mas além de gerar interpretações dúbias é de extremo mau gosto! E mais - é uma volta ao passado.

Há uns bons anos atrás, o telemarketing estava engatinhando. Ainda não havia essa proliferação de linhas fixas instaladas (e muito menos celular!). O mercado estava razoavelmente inexplorado nas novidades – a demanda era razoável forte por consumo. Confesso que operei agressivo no telemarketing ativo. Parte da minha ‘boa’ reputação vem daí.

O ambiente até justificativa um marketing de vendas caçador. Era a estratégia do ‘dar a porrada e tomar o cheque’. Era quase que obrigação mudar a cultura de consumo na base da dominância do vendedor sobre o comprador.

Mas daí veio o Código de Defesa do Consumidor, a globalização, a internet, o excesso de produção ... blá, blá, blá! Os tempos MUDARAM.

Apesar disso, muitas operações de telemarketing ainda hoje mantém a fórmula do passado. Infelizmente!

Quando se fala em pit bull, me vem à mente a figura de um cachorro feroz. Que não pode ser contrariado, provocado, rechaçado... As analogias são muitas, porém longe de aspectos civilizados e educados.

Na wikipedia lemos que

“Hoje em dia o Pit Bull é muito pôlemico. É constante o noticiário de ataques de
cães desta raça no Brasil.”

E também que


“como resultado, o termo pit bull é hoje pejorativo e instimula o medo no
coração de muitos.”
Numa saudável discussão sobre o termo em nosso grupo de marketing direto pela internet, tivemos alguns colegas que realmente defenderam os vendedores do tipo pit bull. Descontadas as generalizações – percebemos que os argumentos eram mais favoráveis à pró-atividade, disciplina e persistência como parte de um perfil desejado em vendas. E até mesmo o aspecto da forte personalidade de um vendedor diante de um gerente inábil.

Aprendamos no entanto, com o que aconteceu nos Estados Unidos que abusou da prática invasiva e no final o Congresso de lá, mandou ver uma lei federal chamada DO NOT CALL LIST.

O motivo: impedir que vendedores cachorros mordam o cidadão comum.

1 Comments:

Blogger Fábio Adiron said...

Porisso que muitos compradores andam tomando suas vacinas anti-rábicas...

1:28 AM  

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