Espicaçando o Marketing

Em tempos bicudos, de transformações e mudanças, há que espicaçar. Quem pode espicaçar? Todos e cada um que tem um mínimo de discernimento do presente e sabem que à semelhança do que aconteceu com o Titanic, não tem sentido continuar tocando na orquestra.

terça-feira, julho 25, 2006

Os dez mais


Os Estados Unidos são o país das listas. Programas de TV, artigos de jornais e revistas, livros, enfim o que mais se tem é os “10 mais”, os “10 menos” e assim por diante.

Não é à toa, portanto que pensei em desenvolver uma lista – e de maneira singela compartilho com os nossos leitores. Acredito que estes sejam os dez termos mais importantes para os negócios e o marketing, a influenciar o mundo corporativo neste século (ou neste início de milênio):

1. Permissão – Esse paradigma é de difícil assimilação pelos ‘old-timers’. Havia um tempo que não se batia à porta, arrombava-a. Num seminário de marketing direto, Jim Rosenfield apresentou o slide de uma peça de mala direta de péssimo gosto. Era uma caixa, e nela continha um pé – de plástico, mas bem semelhante ao natural. A chamada era: “Agora que coloquei o pé na sua porta, vamos ao que interessa.” Essa primeira palavra deve mudar por inteiro os conceitos e princípios da comunicação e do como se faz marketing. Para sempre! E aqui devemos honrar Seth Godin e seu Marketing de Permissão.


2. Colaboração – A grande força será das massas e do grupo, e não mais de uma só cabeça. Quando há colaboração há uma sinergia incomparável. Soma-se a isso a garantia de uma sensibilidade apurada e do caminho cada vez mais seguro em tempos de instabilidade de altos riscos.

3. De baixo para cima – A perda da força da hierarquia, a diminuição do comando, o esvaziamento da autoridade será cada vez mais crescente. Esqueça o controle rígido e quadrado. O caminho será sinuoso, mas não menos redondo.

4. Interatividade – É o famoso diálogo e o envolvimento da empresa em responder as perguntas e as solicitações. Não com vozes de máquinas, não com e-mails automáticos. As conversas definirão de maneira implacável o futuro de uma empresa e sua influência no mercado.

5. Transparência – Quanto mais se usar de dissimulação e cortinas, mais distante a empresa estará do mercado, menor será o apoio e a confiança, e mais arriscada de ser a escolhida na hora da compra.

6. Reputação – Além do momento presente, há toda uma história que se carrega e que acaba sendo de conhecimento do público. Há dois tipos que são mortais: quando não se tem uma reputação (ausência) e quando ela é negativa.

7. Influência Social – A responsabilidade social será cada vez mais crescente e influente. Dificilmente a organização conseguirá se apresentar ao mercado sem mostrar a sua cara de compromisso e dedicação para o mundo que clama por transformação. Atuar e participar nessas mudanças, com inteligência e dedicação qualitativa será uma forma de se estar perto do mercado e ser respeitado por ele.

8. Conteúdo – Diz-se que conteúdo é rei. Isso significa que na era do conhecimento, nossas equipes devem estar preparadas além da conta. Não é mais saber o mínimo, e buscar conhecer o máximo. E estar pronto para responder, dialogar, e demonstrar cabalmente que se domina a matéria. Este é um outro lado do blog. Além dos aspectos já citados acima (que indiscutivelmente os blogs atendem), há que se ter uma demonstração cada vez mais clara da maestria do profissional em seu campo de atuação. É para todos – desde o mais simples colaborador até os do alto escalão.

9. Diferenciação – E mais, com custos baixos. A globalização vai trazer para a realidade do dia a dia, a importância de se fazer as coisas cada vez melhor, diferente, superada e a um custo cada vez mais baixo e mais em conta.

10. Inter-conectividade – O último termo tinha que ser um palavrão. Mas é o que vai caracterizar o novo tempo da tecnologia e da modernidade. Estaremos todos conectados e poderemos tanto ser acionados como vistos através dessa conectividade. Saber lidar com ela e atuar com ela e para ela, serão pontos chaves e de extremo valor para o futuro da empresa.

Gostaria de ouvir e saber de sua opinião e seus comentários. Você trocaria algum termo? Acha que omitimos alguma outra palavra? Está descabida esta lista?

Venha colaborar (2) e interagir (4), pois precisamos melhorar esse conteúdo (8). Obrigado por sua inter-conectividade (10)!