Espicaçando o Marketing

Em tempos bicudos, de transformações e mudanças, há que espicaçar. Quem pode espicaçar? Todos e cada um que tem um mínimo de discernimento do presente e sabem que à semelhança do que aconteceu com o Titanic, não tem sentido continuar tocando na orquestra.

quarta-feira, junho 14, 2006

Curtas de Véspera de Feriado


Boa dica de Doc Searls.

É da sexta-feira, mas ainda é quente. Doc me chamou a atenção pra lista das 10 Top Verdades do Ecossistema Digital. Coisa de gringo, começa do 10 e vai na regressiva. Juro que ainda estou digerindo, e já li várias vezes e tive que traduzir. Vou passar parte do feriado ruminando. Tirei daqui.

A seguir um resumo pelo tópico, do mesmo jeitão gringuês:

10. Imagem é rei – muito verbo é barulho.

9. As canções são a propriedade espiritual dos jovens – é o novo paradigma para os novos consumidores criativos.

8. Não dá pra se esconder – tema ver com o fluxo caótico de sistemas que se auto-organizam.

7. Wiki reina e a “terceirização das fontes” funciona! – o caminho para a sabedoria e experiência coletiva do planeta.

6. Os jogos revelam tudo – o caminho para os antropólogos entenderem no futuro o mundo de hoje será através dos “games” – assim como a literatura e a dramaturgia fez no passado.

5. Os serviços desbancam os produtos – Quando as empresas de serviços empacotam-se como produtos perdem toda a dimensão da experiência, necessidade e valor do consumidor.

4. Tudo é mídia – a propaganda não vai remunerar tudo, mas tudo será uma potencial oportunidade para propagar (advertise).

3. Terceirização e offshore são inevitáveis – o mundo chato acontece pela digitalização do trabalho, podendo ser o mais eficaz meio para combater a pobreza global e seu primo: o terrorismo.

2. Competência simbólica cria vantagem competitiva – assim como no cartoon: “na Internet ninguém sabe que você é um cachorro”, os memes, marcas, reputações e causas virão pelo símbolos.

1. As distrações onipresentes demandarão por uma paz interior – as religiões não mediadas terão vez na busca pessoal pela experiência espiritual.

Você entendeu cada uma dessas top? Se você não começar a entender, estará top-top!


- - - - - - - - -


Dinheiro não seria o problema. Começa amanhã na Flórida, no Renaissance Vinoy Resort & Golf Club de St. Petersburg, o evento FLIGHT SCHOOL: AIR, que vai discutir a aviação por demanda, em foco: o mercado emergente de Táxi aéreo. A revolução está vindo pela transparência da demanda, tornando possíveis novos serviços com custos baixos e atendimento por demanda. Mas como tenho que assistir os jogos (Equador 2 x Costa Rica 1; Suécia 0 x Paraguai 4; e Inglaterra 3 x Trinidad & Tobago 3), vou ficar por aqui mesmo.