O livro de Marcola
Imaginemos que o tal de Marcola tenha escrito um livro! A resenha seria a que segue:
Título:
Dez princípios de Marketing Pessoal e Liderança
Autor:
Marcola – presidente de uma Organização Anti Governamental com 140.000 membros.
O conteúdo:
O autor é um autodidata com 38 anos de idade, que terminou o ensino fundamental somente na idade adulta. Parece ter vivido intensamente múltiplas experiências, e com isso estabeleceu alguns princípios para o desenvolvimento da liderança pessoal e de um marketing extremamente diferenciado. Sem depender de grandes verbas ou da realização de campanhas estruturadas, ele esmiúça aquilo que considera regras chaves de comunicação.
Princípio 1 – Tenha um nome forte como marca.
Vincule o seu nome ou apelido à força e ao símbolo que você quer dar à sua pessoa e à sua personalidade. Sua marca deve ser fácil de lembrar, de pronunciar e de colar. Faça as pessoas lembrarem de sua marca – mesmo que seja um apelido. A boa marca deve causar arrepios no público – só de ser mencionada.
Princípio 2 – O verdadeiro líder não fica preso.
Mesmo que seu corpo esteja limitado e restrito. Sua mente nunca deve ser refém de nada! Deixe-a solta e criativa.
Princípio 3 – Seja objetivo e determinado.
Exija sempre o melhor. Para si e para seus comandados. Mesmo que você esteja numa situação de baixa e totalmente limitado pelas circunstâncias. Pelas suas exigências (às vezes absurdas) é que você conquista respeito e liderança.
Princípio 4 – Use datas chaves para criar eventos simbólicos e emblemáticos.
Pegue carona na comemoração de datas festivas e faça sinergia. Deixe sua marca estabelecendo associação com força e impacto.
Princípio 5 – Retire-se do meio da agitação.
Isole-se da população e do convívio social. Enclausure-se e tenha tempo livre para pensar e refletir. Muito tempo.
Princípio 6 – Seja um autodidata.
Não dependa do sistema escolar vigente. Despreze o diploma. Leia bastante: boas biografias e clássicos. Aprenda com Dante e com Sun Tzu.
Princípio 7 – Acredite na comunicação moderna.
Use Telemarketing, Centrais de Telefonia, Celulares e Mensagens de texto. Aproveite a internet: redes de relacionamento, grupos, chats e e-mail. Não apareça diretamente na mídia. Deixe que os outros falem de você. Crie uma mística em torno de sua pessoa.
Princípio 8 – Seus associados e comandados devem ser como um exército de formigas: trabalhando para o bem da sua coletividade.
Você sabe que é impossível agradar a todos.
Princípio 9 – Use a força do network através de seus associados e os parentes de seus associados.
Use e abuse da colaboração e da contribuição de terceiros – os que estão com você ou contra você. O importante é o network.
Princípio 10 – Faça um bom buzz marketing.
Comece pelo boca a boca, transforme um punhado de pulverizadores em disseminadores de mensagens misturadas entre fatos verdadeiros e falsos. Use de fatos bombásticos, associe com mensagens metralhadas a esmo. Faça o impacto em locais chaves. Comece com sussurros e termine com gritarias. Abuse das lendas urbanas, das fofocas e deixe as pessoas transmitirem as mensagens. Conte com a emoção das pessoas.
[Nota: Sei muito bem o significado – muito triste por sinal – do terror que vivemos e sobrevivemos destes três dias. Mas do ponto de vista do que estamos discutindo – on going discussion (como diria os gringos) – aqui no Espicaçando, é curiosa – no mínimo – a análise da metodologia adotada pela bandidagem. Não se trata de defesa ou apologia de seus métodos cruéis e criminosos!]
4 Comments:
Poderiamos imaginar um mundo onde todos soubessem o lugar certo de cada objeto, onde vivessemos com disciplina, respeito e, sobre tudo, ética. Mas, não é eese o nosso universo. Existe uma "ética" na cadeia, outra na máfia, outra no Congresso Nacional, outra nos livros de ética e ainda outra no marketing. O uso do Marketing nesses segmentos não surpreende. Há tempos os limites sumiram.
O Adiron está coberto de razão ai embaixo. Ética nos olhos dos outros...
Volney
Muitas vezes reclamamos do modelo americano de receitas prontas.
A verdade é que muita gente não aprende que as receitas servem para a gente descobrir os caminhos e, depois, começar a quebrar as regras de forma inovadora.
O Marcola, segue as regras "by the book", coisa que a maioria dos nossos geniais gestores acham dispensáveis....
Você descreveu perfeitamente a receita....
Lou, é incrivel que não conseguimos nem discutir a ética direito, e já vem uma questão simplesmente de moral na nossa frente ...
Pougy: líder é lider = né naum?
Fábio: Mais do que regrinhas de artigos, o cara segue conceitos e principios dos livrões!
Não sei se pude expressar nas entrelinhas, mas quem é consistente com suas crenças é o bandido.
Autenticidade, antes de mais nada!
Pougy:
Talvez liderança abrace tudo isso.
Giorgio:
Grato pela visita e pela boa sacada - realmente CEO pode ser mais adequado.
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