Shit Happens?
Cena 1
[Narrador]
Você decide.
Esta é uma histórinha bem contemporânea.
Você vai decidir se eu estava certo ao propor essa campanha para o meu chefe. Apesar de estarmos ainda no meio desse furacão, você deve decidir se essa iniciativa da GM para promover a nova Tahoe 2007 (uma SUV - perua utilitária) foi positiva. Ainda tem uns capítulos pela frente, mas é importante que você acompanhe desde já. Tudo começou quando ...
Cena 2
- Chefe. Eu ter uma boa aidia!!!
- Idéia, John, você querer dizer idéia.
- Sim chefe é isso mesmo: aidia. Para divulgarmos no bouca a bouca, fazermos um verdadeiro buzz marketing, enfim colocarmos a nova SUV Tahoe literalmente na roua!
- E como será isso?
- Vamos usar a internet e provocar os miulhões e miulhões de fãs de nossas SUVs e de nossa marca gravatinha ...
- Mas nós não temos control sobre os internautas. Isso é muito difícil se não impossível.
- Será uma coisa muito bem orquestrada, boss. Basta estimular legal e teremos boas adesões. Vamos fazer uns filmes – trechos longos não editados, várias music themes e deixar disponível na net. Os nossos fãs, vão poder escolher pedaços, juntar e poder transformar com editing num spot de thirty segundos – é isso trinta seconds...
- E o que fazer para moutivá-los?
- Eles não precisam comprar nadia. Basta participar e fazer o editar com as music themes conforme as regras, apresentar seus films e já poderão estar concorrendo a prêumios.
- E fazemos isso tudo pela net !! E sabe o que – falo com o Trump, e montamos uma perceria com o Aprendiz aqui dos United States. Fica o Tahoe Aprendice – que se acha?
- Legal Boss. É isso mesmo. Teremos uma verdadeira economia de spending e budget!
- Sensational, sensational!
- Legal chefe. Vamos em frente então ...
- Sim – já estou vendo os prêmios. Nossa empresa vai se orgulhar desta innovation – usar a net para fazer um bom Oba Oba – Epa! Vamos comemorar. Oba Oba – Que saudades sentir do Sargentelli ... Oba Oba.
[Narrador]
E a grande campanha foi pro ar. Quer dizer pra net.
Cena 3
Enquanto isso no Blue Bus do dia 15 de março:
GM convida consumidor a criar comercial através da internet 12:08 A GM criou um concurso online que convida os consumidores a criar comerciais para o modelo utilitário Chevy Tahoe. No site chevyapprentice.com, os participantes encontram clipes e trilhas sonoras que podem escolher e combinar com textos escritos por eles mesmos. A iniciativa na internet é uma sequência da açao de product placement realizada esta noite na versao americana do reality 'The Apprentice' que envolveu os candidatos na criaçao de um evento para revendedores Chevrolet. Noticia do Advertising Age, em inglês, aqui.
Cena 4
[Narrador]
Logo nos primeiros dias da campanha o contador de vídeos inscritos, registra um crescimento fantástico, hora após hora. Centenas de cidadãos-consumidores-criativos e nem tanto, dedicando um bom tempo para editar, construir mensagens, sincronizar as músicas ... Os Estados Unidos inteiro (e mais boa parte do Canadá) se mobilizam para participar desse concurso.
No entanto a porta estava escancarada para todos! E os não conformistas, os rebeldes, a turma do contra e os gozadores também adentram por ela.
É fato que uma grande maioria participou positivamente e fazendo o jogo. Mas o inesperado (para dizer o mínimo) sempre acontece.
Veja como foi o diálogo na sala de reunião alguns dias depois ...
Cena 4
- O que é isso John? O que estão fazendo com nossa campanha? Estão esmerdeando nosso nome! Você recebeu esse email de nosso VP?
- Hmm
- Não acredito que vc não previu isso, John!!
- Hmm
- Cada absurdo que essa turma do contra criou!
- Hmm
- Veja esse aqui: Como compensar o seu pênis pequeno – chegou o seu novo pênis ,,, mostrando a nova Tahoe!???
- Hmm
- E esse aqui: falando que não somos amigo do ambiente e da ecologia ...
- Hmmm
- E esse aqui falando do alto consumo de gasolina e como o nosso carro não é politicamente correto!
- Hmmm
- E esse aqui até fez categorias!
- Hmm
- E esse aqui
- Hmm
Cena 5
[Narrador]
Este é Ed Peper. Ele é o Gerente Geral da Chevrolet . Aqui está o blog Fastlane da GM. Ele usa o espaço para se explicar. Com o título Agora que temos sua atenção, ele se posiciona (resumidamente traduzido):
... adotamos uma posição de abertura e transparência, e decidimos que o debate seria bem-vindo... a maioria dos 22 mil registros mereceram o esforço na criação positiva de comerciais.
Cena 6
- Chefe, o sr leu o que a Melisa da Comunicação - Divisão da Chevrolet escreveu em resposta a mais informações?
- Hmm
- Ela escreve que 84% dos 22.000 vídeos inscritos são comerciais idealizados dentro do espírito da campanha.
- Hmm
- Ela escreve também que os 16% que não jogaram legal, estão divididos em categorias: os Anti-SUV, os que querem brincar e aparecer, os que querem defender uma causa ou atacar um outro tema, e uma pequena minoria que é contra o produto em si.
- Hmm
- Mas foram 4 milhões de page views, e 400.000 visitantes únicos!
- Hmm
- Isso foi de 7 de abril ...
- Hmm
Cena 7
[Narrador]
Apesar de ainda não termos chegado ao fim, você vai acompanhando. Até dia 27 de abril teremos os ganhadores no site do Concurso. Participe da discussão que acontece nos Estados Unidos e agora também no Brasil, nesse tal blog do Espicaçando o Marketing!
Este post foi passado telepaticamente enquanto saboreava uns chocolates nesta Páscoa.
2 Comments:
Esse aqui parece mais autêntico, mais você mesmo, profissionalmente, falando. Ainda tá faltando um onde você compartilhe suas emoções. Eu sei que tem muita coisa boa ai também, para sair. Mas, gostei bastante.
Lou*,
Apesar de off topic, seu comentário é revelador.
Profissionalmente estou em duas mentes. De um lado extremamente entusiasmado pelo Oceano de oportunidades num mar de tantas besteiras. E de outro meio cabisbaixo perguntando: 'será que terá jeito?'
Volte sempre e fale à vontade.
abs
* Disclosure: Lou é um grande amigo onde atuamos juntos em diversos projetos.
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