Espicaçando o Marketing

Em tempos bicudos, de transformações e mudanças, há que espicaçar. Quem pode espicaçar? Todos e cada um que tem um mínimo de discernimento do presente e sabem que à semelhança do que aconteceu com o Titanic, não tem sentido continuar tocando na orquestra.

quarta-feira, julho 05, 2006

Motivações para um blog


Em conversas separadas com os ‘co-editores’ deste blog, discutimos o nível de ajuste das lentes que focalizam os temas recorrentes aqui postados. Minha motivação é jogar um pouco de luz sobre a questão do que aqui postamos (do verbo postar. Eu posto, tu postes, ele poste ...). Pautamos quatro razões.

Em primeiro lugar estamos clareando nossas percepções e entendimentos, quando trazemos um assunto a público e de forma escrita. Uma coisa é falar, outra é escrever. Meu primeiro chefe dizia: “Você pode até falar besteira, jamais escrevê-la”. Isso foi bem antes do advento da Internet e dos blogs. Eric Raymond recomenda algo do tipo: “Poste pouco, mas poste sempre”. Logo, é até natural que neste espaço algumas idéias cheguem nebulosas e saiam ainda mais confusas. Espero que sejam as exceções e não a regra. E o próprio Raymond arremata – substitua as incongruências com novas versões.

Irremediavelmente nossos radares captam ‘coisas’ no ar. Seja pelas conversas de botequim ao final da tarde, ou algum misterioso canal da Internet. E de forma meio que inexplicável, nossos sentimentos aguçam por sua relevância. Por admitirmos que não somos mestres no assunto, é que trazemos à baila. E ficamos na torcida para que o assunto vire conversa, discussão, debate ... ou pelo menos: leitura!

Em segundo lugar esta é uma oportunidade para deixarmos registrado o que se acontece no nosso meio. E blogar é uma espécie de arte. Revela a alma do artista (ou do postador – se preferirem). E mais cedo ou mais tarde terá o seu valor: em Euros ou em Reais – nunca se sabe.

Uma outra razão que nos motiva, é que essas minhocas que nos acordam de madrugada com gritos histéricos tem a ver com nossa atividade e com nosso futuro. É a tal da questão da inovação. Um outro marketing reinventado e superador – não e nunca o mesmo do de sempre.

Tem a ver com aquelas perguntas que beiram o milhão de dólares: Posso estar um passo adiante? Serei inovador? Quanto mais cedo abandono o obsoleto, melhor? É o momento? Não estou cedo demais – ou tarde de menos? Estou no caminho certo? É esse o cavalo para apostar?

A maioria daqueles que nos dão o privilégio de nos visitar, certamente está preocupada com sua carreira e com seu ganha-pão. Estamos igualmente focados. Daí tanto para quem escreve como para quem lê o jogo é: GANHA-GANHA.

Por exemplo, semana retrasada – em meio à Copa é verdade, passou despercebido por nós um evento histórico mundial que acontecia no Rio de Janeiro, com várias personalidades do meio acadêmico internacional e um destaque reconhecido para o nosso ministro-artista Gilberto Gil. O que está por trás disso tudo? Ou melhor à frente? A comunidade digital global! Vide aqui.

E por final, a quarta razão: xi – esqueci ...

Observação: quem conhece o jogo da ilustração Belvedere – Litograph 1958?