Espicaçando o Marketing

Em tempos bicudos, de transformações e mudanças, há que espicaçar. Quem pode espicaçar? Todos e cada um que tem um mínimo de discernimento do presente e sabem que à semelhança do que aconteceu com o Titanic, não tem sentido continuar tocando na orquestra.

quarta-feira, agosto 02, 2006

Transparência


Disclosure: Sou um Chevy fan.

Na minha ordem pessoal das coisas, como já também antecipei, perco uma boa amizade (ou o objeto de desejo), mas não perco a oportunidade para estocar. Vide a confusão desta campanha aqui mesmo no Espicaçando.

Mas sou fã também do Bob Lutz. Esse cara hoje está na GM e comanda parte do show. Ele veio de uma bela carreira na Chrysler e logo que chegou em sua nova casa, para não ficar quieto, começou a blogar. Já faz um bom ano e meio, e os resultados positivos para a Companhia tem sido imensos.

Para essas iniciativas de transparência e diálogo tem que se tirar o chapéu.

Tá aí uma das razões para admirá-lo. Ou pelo menos admirar o esforço. Apesar que hoje, esse blog perdeu muito do toque pessoal - é esperar para ver como ele mesmo evolui. Por enquanto há um bom tráfego por lá, e mesmo que seus pares venham a postar, só mostra que virou um excelente canal de comunicação. Fala direto com o grande público (interno: Concessionários e Fornecedores e externo:clientes e potenciais clientes). E ouve também. Não experimentei para ver se há censura nos comentários.

Recentemente o Mr. Wagoner, atual presidente (que morou na Terrona por uns bons anos) resolveu dar umas satisfações sobre a situação geral da Empresa. Uma espécie de relatório dos dois primeiros trimestres (as informações financeiras fecham em ‘quartos’ do ano). Nada exagerado nem maquiado. E pra início da conversa recebeu 63 comentários – inclusive o André aqui do Brasil deu seu pitaco em Inglês. Aqui.

A versão é o que mais interessa nesse caso: um dos mais poderosos caras do mundo corporativo dando a cara para bater! É claro que tem muito mais para andar. Mas prova que as coisas estão mudando.