Espicaçando o Marketing

Em tempos bicudos, de transformações e mudanças, há que espicaçar. Quem pode espicaçar? Todos e cada um que tem um mínimo de discernimento do presente e sabem que à semelhança do que aconteceu com o Titanic, não tem sentido continuar tocando na orquestra.

domingo, setembro 03, 2006

Salve o Corinthians


Espero provocar polêmica. Se vier um pouco já estarei satisfeito. Vamos quebrar o marasmo deste blog. E nada melhor do que usar a grande paixão brasileira (o futebol). Aviso de antemão que, realmente sou corinthiano!

O que o timão tem a ver com Marketing? Eu já respondo TUDO! E não é pataquada.

O domingo foi forte em símbolos. Primeiro o da vitória indiscutível do Brasil de Dunga sobre a Ar’he’ntina (Tevez incluso). Segundo a forte subida do Timão no Campeonato brasileiro, após vencer a Macaca (apelido carinhoso da Ponte Preta). Pra quem não sabe, o Coríntia estava perigando entre os quatro piores classificados do Campeonato Brasileiro – o que poderia custar-lhe o rebaixamento (perdendo o direito de disputar partidas nobre$).

E?

E ... que, Marketing tem a ver com PESSOAS (dizem que é o quinto P do pós 4 P’s­). O que não faz um time azeitado e bem motivado? E essa é a grande lição para todo e qualquer marketeiro. De nada adianta campanhas, criatividade, investimentos em mídia e respostas. Tem que ser fazer o básico: preparar as equipes internas. Se de um lado temos o pessoal de frente – que atua diretamente com os clientes, há o pessoal de retaguarda que deve servir a turma da frente. Ou seja, quando é todos, queremos dizer todos! Há uma necessidade clara de se operar em time. É isso que fez a diferença no domingo para o Brasil pós-Alemanha-Copa-Parreira.

Kaká expressou bem após o jogo: “Se precisar lutar para ser titular, não tem problema, vamos lá. É importante que o critério seja coerente”.

No jornal de domingo, Leão – técnico do Corinthians, dizia que finalmente “o ambiente está muito bom” referindo-se a saída dos argentinos que certamente desestabilizavam o timão (apesar de seus talentos individuais), e ao trabalho de arredondamento que realizou entre os jogadores.

Tenho enfatizado em diferentes ocasiões que a Inovação de uma empresa tem que necessariamente passar pelo people care. É uma das bases essenciais da transformação positiva da empresa, de suas vendas e de seu marketing. A importância da liderança, do clima organizacional, do desenho de processo adequado a perfis, pessoas e capacitação é essencial para a competitividade da Empresa Moderna.

Salve o Corinthians? Também! Mas salve primeiramente a sua equipe, o 5º P, o P das pessoas.