Espicaçando o Marketing

Em tempos bicudos, de transformações e mudanças, há que espicaçar. Quem pode espicaçar? Todos e cada um que tem um mínimo de discernimento do presente e sabem que à semelhança do que aconteceu com o Titanic, não tem sentido continuar tocando na orquestra.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Choque de mundos!


Como descobrir coisas legais e como acompanhar tanta informação?

Um exemplo disso é o que descobri com o autor de Smart Mobs, Heingold. Foi ele quem me chamou a atenção pra esse link. E fui lá me divertir e aculturar. É sensacional. Chama-se gapminder, e serve como várias aulas de Economia.

Recomendo a todos - é uma experiência viva da Economia global e servirá em muito para a boa cidadania. Engula seco se você é brasileiro. Veja as tendencias e os países em suas corridas no cenário mundial!

Por exemplo, veja a China colidindo com o Brasil. É facil basta clicar no Brasil e na China, coloque o botão em 1975 (o do lado do PLAY), e conduza-o com o mouse clicado atá 2004. Entendeu como é fácil mostrar a situação que estamos? Brinque mais, usando a Índia e a Russia também (desde 89). Veja como é o BRIC e deduza se teremos chances ...

Mas a postagem não é sobre isso. É sobre a carga excessiva de informação e o risco de se afogar.

Como é que fico sabendo das coisas - voce pode me perguntar.

Não, eu não fico pesquisando via favoritos e lendo, e abrindo cada página. Eu uso duas ferramentas excelentes: uma é o techonorati - que literalmente caça quem está falando do que (ou de quem - últimamente a Britney Spears é campeã de busca) - e você vê os vários resumos na hora, sem sair desse site. Cada resumo indica assim: postado há tantas horas. Ou seja é pão quentinho!

E o outro é o bloglines que como uma linha amarrada nos blogs selecionados, vão alimentando à medida que você precisa de atualização. Basta uma leitura (via clique) que você tem o blog desejado aberto para ler (sem sair do site) e ao passar para outro blog ou feed (aquele que voce quer monitorar ou acompanhar) que ele considera lido, sem repetir coisas velhas no dia seguinte. Você tem um recurso legal que é preservar uma determinada postagem - então você deixa 'tagado' que aquele item não será 'esquecido'.

A vida fica mais complicada com o excesso de informação - mas o outro lado da moeda é o fato de que temos ferramental para acompanhar toda essa carga, filtrando e escolhendo o que nos interessa - e sem se preocupar na leitura imediata. Você pode reservar para ler no seu melhor momento.

A vida é melhor digital ... Você não acha?