Espicaçando o Marketing

Em tempos bicudos, de transformações e mudanças, há que espicaçar. Quem pode espicaçar? Todos e cada um que tem um mínimo de discernimento do presente e sabem que à semelhança do que aconteceu com o Titanic, não tem sentido continuar tocando na orquestra.

terça-feira, janeiro 02, 2007

Resoluções de Ano Novo


Entre outras 'poucas' atividades, sou moderador da Comunidade do Crescimento - um grupo de profissionais e colegas que trocam experiências e conhecimentos. Para inaugurar o ano novo, e lembrando sempre que todo dia temos que vencer nossa São Silvestre (para não usar o velho jargão de matar um leão por dia), pensei no que poderiam ser 7 dicas legais para se começar o ano.

Não é nada de especial. Na verdade é uma postagem bastante despretenciosa. Mas serve para discutirmos e pensarmos a respeito de - ja que temos 364 dias pela frente - como podemos ter um ano mais rico.

Para combinar com o nosso ano, que tal então essas 07 dicas:

1. PLANEJE o seu ano com abrangência e cuidado. Lembre-se das vezes que você sonhou e ficou só no sonho. Pense alto, com os pés no chão. Mas seja ousado/ousada. O mundo só dá lugar para quem se impõe com determinação e que carregue uma boa dose de audácia. Esqueça os negativos. Vá atrás do melhor. E se prepare para as coisas ruins (adversidades, dificuldades, atrasos, dependência em terceiros ...). O que não mata só nos torna mais fortes. Após finalizar o seu planejamento, avalie se está muito otimista. Se sim, faça dois novos cenários mais conservadores. Se seu planejamento estiver conservador, faça dois cenários: um pra cima e outro pra baixo. Espero que não esteja conservador demais – pois sempre temos que fazer um cenário mais pessimista do que imaginamos.

2. Entre na mania do WHITE PAPER. Faça (se possível diariamente, de segunda a sexta) um WHITE PAPER. Essa dica (eu enfatizo sempre nas aulas de criatividade) é bastante simples: No início do dia (preferencialmente), pegue uma folha em branco e escreva o que lhe vem à mente - já que está bem fresca. Coloque os pontos que lhe preocupam, ou que precisam ser lembrados, ou um conjunto de idéias e implementações para você, sua vida, seu escritório, suas responsabilidades. Pode ser uma boa idéia ou um jeito diferente de encarar o problema. Faça um desenho, faça um diagrama, um mapa mental ... whatever(!). Mas não se entusiasme demais. É um white paper por dia – e torne isso um HÁBITO POSITIVO. Vá acumulando. Se você começar hoje, ao terminar o ano, você terá escrito um livro de 120 páginas.

3. SAIA da zona de conforto. Identifique onde você está mais acomodado e mexa-se. Vá para outro lugar (situação, jeito, maneira ...). É interessante como nós podemos nos adaptar mais rápido do que imaginamos!! E toda nova situação nos trás OPORTUNIDADES. Ser diferente exige que você identifique no que, ou aonde – quer fisicamente como lugar, ou espiritual/emocional como atitude e ânimo. Mas é nesse lugarzinho ou nesse estado que você deve SAIR e buscar algo melhor e diferente para você.

4. Mantenha a postura PRÓ ATIVA. Ou seja, tome a iniciativa. Planeje, pense um pouco mais, acorde mais cedo, mas em seguida: AJA! Sem ação não tem mudança nem progresso. É importante que a nossa dose de equilíbrio esteja no desequilíbrio de sermos MUITO MENOS PASSIVOS e muito, muito mais ATIVOS. Ou seja o nosso equilíbrio reside não no estado ‘parado’ mais sim no estado ‘ativo’! Não espere – como regra geral. As coisas não podem acontecer por si só. Troque a sua ansiedade pela atividade saudável. Não vá realizar a ação em função da sua ansiedade, mas sim porque você planejou o que deve ser feito. E faça com determinação e garra. Sabendo que suas ações são de extrema importância no que você está construindo.

5. VALORIZE-SE. Se você não se der valor (e não fizer por merecer) quem dará? Valorize-se cada vez mais. De que maneira? Primeiro conscientize-se que você é um ser dinâmico. Mexa-se continuamente para novos patamares. Internalize pois, os valores de amanhã. São: conhecimentos, habilidades, técnicas, bons hábitos, aprendizados, novidades, contatos e networking. Em segundo lugar dê provas que você está CRESCENDO. Em terceiro lugar mantenha essa postura com você e com os outros: seriedade e reciprocidade. Seja sério com os outros – no sentido de firme e confiável (não quero dizer ‘cara fechada’) e exija (ou peça) que os outros assim o sejam também!

6. Use o DIÁRIO PESSOAL como uma alavanca para o seu sucesso. Para aqueles hábitos que você quer modificar ou melhorar, mantenha um diário pessoal. Por exemplo – se você quer emagrecer, faça um diário de sua dieta realizada ao longo do dia. Se você quer ter mais saúde ou forma física, mantenha um diário de suas ginásticas ou corridas. Se você quer crescer alguma área de conhecimento, mantenha leituras, lições e estudos cuidadosamente anotados. Se você quer realizar um projeto, mantenha registrado os seus progressos. O diário pessoal é um poderoso instrumento para disciplinar e garantir o hábito ou o novo patamar (quer de comportamento ou de conquista).

7. Seja CRIATIVO. O mundo está sedento por gente criativa. Desenvolva suas habilidades criativas. Realize técnicas, estude, faça dinâmicas ... Aprender a ser mais criativo é uma das chaves para o sucesso profissional. E seja criativo no sentido holístico – ou seja integral. Desenvolva sua escrita, seu raciocínio, sua forma de encarar os problemas. Seja criativo para conquistar mais espaço pessoal, ampliar seu network, e usar o mundão digital.

Quem sabe esse ano inicia-se com uma estrela boa pra você. Afinal, muitos dizem que 7 é um número de sorte!

Seja rico então!

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É uma boa receita pragmática. Copiei para minha pasta Administração Pessoal. Grato.
E não venha me perguntar se eu não a usarei.

11:04 AM  
Blogger Alexandre Chumer said...

Professor,

seguirei como regra
Muito bem escrito

1:34 AM  

Postar um comentário

<< Home