Espicaçando o Marketing

Em tempos bicudos, de transformações e mudanças, há que espicaçar. Quem pode espicaçar? Todos e cada um que tem um mínimo de discernimento do presente e sabem que à semelhança do que aconteceu com o Titanic, não tem sentido continuar tocando na orquestra.

terça-feira, agosto 28, 2007

O som da sua voz


Um dos conceitos basilares que domina o bom tom do atendimento - quer no face a face, quer ao telefone, tem a ver com a naturalidade e espontaneidade.

"Cuidado" adverte o instrutor, ao preparar seus pupilos para o front do contato com o cliente - "você tem que ser você mesmo, pois o cliente percebe por sinais indiretos, quando você está forçando a barra, sendo simpático na aparência exterior tão somente, ou mesmo ao disfarçar sua impaciência."

A situação é mais crítica ainda quando se trata do telemarketing. A voz do operador, é a voz da empresa. E todos nós - consumidores e usuários de diferentes centrais de atendimento, sabemos o quanto a voz é o tom, o som, e dom da entidade por trás do funcionário.

Não é a toa que em 99 os célebres Quatro Cavalheiros do Apocalipse Digital (apelidado por mim): Chris Locke, Rick Levine, Doc Searls e David Weinberger lançavam o Cluetrain Manifesto. Voce pode ler em português aqui - é uma parte do livro (também disponível em português nas livrarias).

E alertavam para que as empresas parassem de nos provocar com artificialismos, mentiras e pequenos golpes. Sabe por que? Porque na internet todos os reis estão nus!!



Uma poderosa conversação global começou. Através da Internet, pessoas estão descobrindo e inventando novas maneiras de compartilhar rapidamente conhecimento relevante. Como um resultado direto, mercados estão ficando mais espertos—e mais espertos que a maioria das empresas.



E veja como a vingança vem a cavalo (saiu hoje na Folha):


Governo dos EUA e do Vaticano empresas como a Apple e a Microsoft estão entre os revelados pela criação de Virgil Griffith.


Trata-se de um controle para saber quem mexeu na Wikipedia. Como todos sabem a Wikipedia é o grande símbolo da distribuição do conhecimento e do processo colaborativo, juntamente com o Linux e os sistemas de código aberto.

Pois bem, através de um monitoramento hacker (não confunda com cracker) o site nos ajuda a ver como os IPs da Casa Branca modificam a verdadeira história (pode ser por exemplo da época de alcóolatra do Bush e suas brigas com o pai) assim como as Grandes Corporações maquiam seu marketing e sua comunicação.

1 Comments:

Blogger Fábio Adiron said...

As 95 teses (luteranos demais esses caras...risos) são ótimas, mas ainda encontro seres escatológicos que dizem que não gostam...simplesmente por não gostar

6:24 PM  

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