O Brasil só vai para frente com venda

Mas e, o por que desse tema?
Em conversa com meu pai neste domingo, após o almoço, ele lembrou de seu falecido amigo Camargo Almeida. Era um vendedor nato! Não tinha senões, não tinha barreiras que não conseguisse transpor. Viajou pelo mundo afora e vendeu as coisas do Brasil e vendeu o próprio Brasil, como marca, como força, como procedência, como credibilidade.
Acho que o que falta no Brasil de hoje são mais empreendedores vendedores. Sim – há uma fila de gente querendo sair de seus empregos, para se transformar em empresários, mas não conseguem vender uma nota de R$10,00 por R$5,00! Que tipo de empreendedor será?
A história que ilustra bem a homenagem que quero prestar a esse grande vendedor de Brasil, Camargo Almeida, é o episódio dos abacates tropicais. Percebeu que os europeus não conseguiam fazer a famosa vitamina brasileira porque colocavam o fruto juntamente com o caroço dentro do liquidificador. Para resolver esse impasse, ele mandou colar uma ‘bula’ com instruções, na casca dos abacates.
Nada impedia o progresso de suas empreitadas. Com muita inteligência, ação e persistência ele alcançava seus objetivos. Percorreu o mundo vendendo frutas, alimentos, e coisas tropicais.
Os mais sofisticados marqueteiros certamente torcerão o nariz. Insistem que vendas é uma coisa, e marketing outra. Se Drucker falou que Marketing é tudo, eu iria além e diria que Vendas é tudo. Daí que criei esse moto para uma campanha a ser levada ao ar e, com a criação de itens que vão gerar um clima legal para o movimento. Que tal adesivos para os pára-choques dos carros e caminhões? E bottons e cartilhas para serem distribuídos gratuitamente?
Está querendo ganhar mais grana? Vá para vendas! Quer um emprego melhor? Vá para vendas. O bom vendedor não conhece crise, não conhece desemprego, não conhece um sonho que tenha sonhado e não tenha se realizado!
Pode rir, mas é verdade. O céu é o limite para quem vende. Se não tiver nada para vender, invente algo! Se o mercado interno estiver tumultuado, vá para exportação.
Se pudesse lhe dar um conselho, este seria: feche os olhos e mergulhe em vendas. Obedeça cegamente esse princípio - pois só assim terás progresso!
O Brasil, só vai para frente com venda!