Espicaçando o Marketing

Em tempos bicudos, de transformações e mudanças, há que espicaçar. Quem pode espicaçar? Todos e cada um que tem um mínimo de discernimento do presente e sabem que à semelhança do que aconteceu com o Titanic, não tem sentido continuar tocando na orquestra.

terça-feira, janeiro 30, 2007

Place vs Space


O livro A Estratégia do Oceano Azul se tornou um best seller mundial não foi à toa. Os autores vêm trabalhando com um novo conceito, elaborado ao analisar as empresas que se destacam no mercado. Ao fazer um semi-trocadilho e comparar MARKET PLACE com MARKET SPACE, eles liberaram uma luz esclarecedora e chave.

Hoje, com raras exceções, as empresas se mantém presas ao Market Place – considerado o ponto físico ou a região geográfica de atuação. A limitação foi rompida principalmente pela globalização e a vida digital. O conceito por trás de Market Space é que uma empresa pode realmente oferecer mais ao não se restringir às barreiras físicas, focando nas múltiplas possibilidades do mundo digital.

O Oceano Azul não é tão somente o mundo digital e suas possibilidades. É sim, o alcance que a empresa tem ao abraçar uma estratégia que foge da briga pelo mercado existente. É um passo adiante aos conceitos de Market Share e da questão do domínio do mercado existente.

Os autores (W. Chan Kim e Renée Mauborgne) defendem que há grandes oportunidades na criação de um novo mercado (daí que o SPACE é ilimitado) e através da montagem de estratégia que torne a concorrência irrelevante.

Podemos ilustrar (isso não está no livro) com a diferença hoje entre a TAM e a GOL. Ao montar uma estratégia que a diferenciava do player estabelecido, a GOL como novo entrante, criou novos serviços ao viajante. Baseado num sistema integrado de reservas, com preços baixos e desburocratização no check in, somado com um atendimento simples e objetivo – trouxe para o universo da viação aérea, uma nova massa de consumidores e clientes.

O próprio livro utiliza de cases interessantíssimos de criação de mercado, citando Cirque du Soleil, Curves (academia de fitness para mulheres), QB House (Salão Masculino), Southwest Airlines entre outros.

Acredito que há pelo menos duas excepcionais contribuições logo de cara, que fazem do livro uma leitura altamente recomendável. Primeiro que a ênfase é para se fugir da estratégia convencional de se ‘roubar’ ou se atacar o mercado – na maioria das vezes saturado. A grande sacada é criar mercado. E a segunda boa contribuição é que nessa quebra de paradigmas, deixamos de lado algumas de nossa fórmulas mágicas, tais como a realização de benchmark, melhoria contínua e diferenciação baseada no preço. A contrapartida do novo paradigma é a criação de valor!
Volney Faustini escreve regularmente às terças-feiras.

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Google e os livros


Essa é interessante porque vai dar muito pano para manga ... e muito papel para os livros.

A iniciativa da Google de digitalizar livros visando uma inovadora forma de pesquisa e busca, tem assustado muita gente. Autores, Editores, Gráficas e gráficos ...

Mas parece, como bem assevera Rebecca Lieb no clickZ - é para se parar de fazer Marketing by the book (e o sentido é realmente duplo!). Leia mais aqui.

A Google, ela informou, convidou os editores para uma explicação de suas iniciativas e para demonstrar como isso poderá alavancar vendas e ajudar no marketing. E quando a Google fala, qual deve ser nossa reação???

Esse foi o convite deles:

Six centuries ago, a German metalworker tinkered with a wine press, metal alloys and oil based ink, perfecting one of history’s great inventions: the printing press. With the rise of mass publishing, more people than ever were able to access information. Books proliferated. Today, digital technology offers a similar opportunity, and the Internet now represents a powerful platform for promoting and distributing books. Online book sales alone account for nearly four billion dollars in annual US sales—almost 15% of the entire book business.

Please join us for a day examining how the book business has changed and how it will continue to evolve. Hear from thought leaders and industry veterans who are taking advantage of our increasingly digital world—from blogs and social networks to print-on-demand and online access.


Volney Faustini escreve regularmente às terças-feiras.

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Ping Pong da Quinta


Algumas curtas – em forma de pergunta ou afirmação - para se comentar e discutir ...

1. Entrei na Blockbuster para comprar fita VHS virgem. Não trabalham mais com esse produto.

2. Casas Bahia oferece perfumes importados em suaves e módicas prestações – vai pegar? Quem vai comprar? Vai ajudar ou atrapalhar o marketing desses perfumes essa popularização?

3. Igreja Renascer, Apóstolo e Bispa com seus ‘pobremas’ – qual o efeito nos seus rebanhos?

4. O Superior Tribunal Eleitoral vive me perseguindo (e aos milhões de internautas) para que eu regularize o meu CPF ... Que que o u tem a ver com a alça? O CPF - me diz quatro cantos, é um controle de atribuição executiva e nada que ligue com o Judiciário ... E como é que eles teriam o meu email???

Gostei da observação (se você já foi spamado (a), percebeu o aviso de direitos autorais?). Veja o que os caçadores de Hoax (embustes) afirmaram:

O mais curioso são os direitos autorais reclamados pelo TSE. Seria a primeira vez que um órgão do governo afirma deter os direitos autorais sobre uma portaria ou algo do gênero.

Esses spammers....


Comente pelo número. A casa é sua!

terça-feira, janeiro 16, 2007

1991


Marque aí: 1991.

Não se trata de ano do calendário, nem número de sorte. É a edição de Veja circulando esta semana. É a melhor leitura de negócios e marketing. Supera a melhor Exame, Dinheiro, Forbes ... enfim - é obrigatória para qualquer profissional. E para os alunos de Economia, Administração, Publicidade ... enfim - vai lá e compra.

Qual a razão desse arroubo quase que publicitário testemunhado em blog?

Não é uma razão somente, são várias!

Primeiro por conter uma aula inaugural de Inovação. Como já enfatizamos anteriormente a Inovação será a grande chave de sucesso das Empresas. E certamente a Apple, retratada na capa com o seu iPhone é muito mais que lição e exemplo.

Segundo pela referência e explicação acerca do Vale do Silício, na Califórnia. Berço do nascedouro de milhares de negócios, tendo como pais egressos da Universidade de Stanford. Começou com o 'seu' Hewlett e o 'seu' Packard e depois deles uma centena de start ups simplesmente conquistaram o mundo.

Terceiro porque além da lição do que o saber, a informação e o conhecimento fazem para os negócios nos dias de hoje de mundo globalizado, os ingredientes adicionais são discutidos ao longo das diferentes matérias complementares. Uma foto de página dupla mostra uma placa de trânsito indicando o caminho da Inovação. E diz: Inovar ou Morrer ...

E para não ficarmos para trás, o nosso país é retratado ao alcançar a marca de 100 milhões de celulares. Também já tinhamos postado a respeito disso, há um mês - aqui.

E se você olhar e buscar atentamente, poderá assistir a outra aula fantástica. Dessa vez dada pelo Alves Pinto de 32 anos - presidente da Tenda e suas comparações malucas de seu negócio com a Casas Bahia, Amway, Habib, Fordismo e anti-sofisticação.

É isso mesmo! 1991 - reserve seu exemplar e cuide com carinho de seu conteúdo.


Volney Faustini escreve regularmente às terças-feiras.

quinta-feira, janeiro 04, 2007

O outro lado


A internet ajuda-nos em visibilidade e networking. Isso é um fato. Podemos construir uma reputação positiva, abrindo-nos em conteúdos e compartilhando nossas visões, crenças, convicções e posicionamentos. Sejam eles profissionais ou pessoais.

Mas tem sempre o outro lado. Há o perigo de sermos pegos em nossa privacidade, de o passado nos condenar (pode ser um mero deslize politicamente incorreto), de nossos envolvimentos e amizades (pessoas que estamos linkados) ... enfim, a internet revelar mais do que somos ou do que queremos ser para os outros.

Recentemente fiquei sabendo (!) que um sujeito (!) nem conseguiu ser enforcado (!) em paz, que logo colocaram as imagens no you-tube!

Pena que é inglês, mas é uma boa palestra. Protecting Your Privacy in the Virtual World (Protegendo a sua privacidade no mundo virtual). Você pode ouvir: aqui!

terça-feira, janeiro 02, 2007

Resoluções de Ano Novo


Entre outras 'poucas' atividades, sou moderador da Comunidade do Crescimento - um grupo de profissionais e colegas que trocam experiências e conhecimentos. Para inaugurar o ano novo, e lembrando sempre que todo dia temos que vencer nossa São Silvestre (para não usar o velho jargão de matar um leão por dia), pensei no que poderiam ser 7 dicas legais para se começar o ano.

Não é nada de especial. Na verdade é uma postagem bastante despretenciosa. Mas serve para discutirmos e pensarmos a respeito de - ja que temos 364 dias pela frente - como podemos ter um ano mais rico.

Para combinar com o nosso ano, que tal então essas 07 dicas:

1. PLANEJE o seu ano com abrangência e cuidado. Lembre-se das vezes que você sonhou e ficou só no sonho. Pense alto, com os pés no chão. Mas seja ousado/ousada. O mundo só dá lugar para quem se impõe com determinação e que carregue uma boa dose de audácia. Esqueça os negativos. Vá atrás do melhor. E se prepare para as coisas ruins (adversidades, dificuldades, atrasos, dependência em terceiros ...). O que não mata só nos torna mais fortes. Após finalizar o seu planejamento, avalie se está muito otimista. Se sim, faça dois novos cenários mais conservadores. Se seu planejamento estiver conservador, faça dois cenários: um pra cima e outro pra baixo. Espero que não esteja conservador demais – pois sempre temos que fazer um cenário mais pessimista do que imaginamos.

2. Entre na mania do WHITE PAPER. Faça (se possível diariamente, de segunda a sexta) um WHITE PAPER. Essa dica (eu enfatizo sempre nas aulas de criatividade) é bastante simples: No início do dia (preferencialmente), pegue uma folha em branco e escreva o que lhe vem à mente - já que está bem fresca. Coloque os pontos que lhe preocupam, ou que precisam ser lembrados, ou um conjunto de idéias e implementações para você, sua vida, seu escritório, suas responsabilidades. Pode ser uma boa idéia ou um jeito diferente de encarar o problema. Faça um desenho, faça um diagrama, um mapa mental ... whatever(!). Mas não se entusiasme demais. É um white paper por dia – e torne isso um HÁBITO POSITIVO. Vá acumulando. Se você começar hoje, ao terminar o ano, você terá escrito um livro de 120 páginas.

3. SAIA da zona de conforto. Identifique onde você está mais acomodado e mexa-se. Vá para outro lugar (situação, jeito, maneira ...). É interessante como nós podemos nos adaptar mais rápido do que imaginamos!! E toda nova situação nos trás OPORTUNIDADES. Ser diferente exige que você identifique no que, ou aonde – quer fisicamente como lugar, ou espiritual/emocional como atitude e ânimo. Mas é nesse lugarzinho ou nesse estado que você deve SAIR e buscar algo melhor e diferente para você.

4. Mantenha a postura PRÓ ATIVA. Ou seja, tome a iniciativa. Planeje, pense um pouco mais, acorde mais cedo, mas em seguida: AJA! Sem ação não tem mudança nem progresso. É importante que a nossa dose de equilíbrio esteja no desequilíbrio de sermos MUITO MENOS PASSIVOS e muito, muito mais ATIVOS. Ou seja o nosso equilíbrio reside não no estado ‘parado’ mais sim no estado ‘ativo’! Não espere – como regra geral. As coisas não podem acontecer por si só. Troque a sua ansiedade pela atividade saudável. Não vá realizar a ação em função da sua ansiedade, mas sim porque você planejou o que deve ser feito. E faça com determinação e garra. Sabendo que suas ações são de extrema importância no que você está construindo.

5. VALORIZE-SE. Se você não se der valor (e não fizer por merecer) quem dará? Valorize-se cada vez mais. De que maneira? Primeiro conscientize-se que você é um ser dinâmico. Mexa-se continuamente para novos patamares. Internalize pois, os valores de amanhã. São: conhecimentos, habilidades, técnicas, bons hábitos, aprendizados, novidades, contatos e networking. Em segundo lugar dê provas que você está CRESCENDO. Em terceiro lugar mantenha essa postura com você e com os outros: seriedade e reciprocidade. Seja sério com os outros – no sentido de firme e confiável (não quero dizer ‘cara fechada’) e exija (ou peça) que os outros assim o sejam também!

6. Use o DIÁRIO PESSOAL como uma alavanca para o seu sucesso. Para aqueles hábitos que você quer modificar ou melhorar, mantenha um diário pessoal. Por exemplo – se você quer emagrecer, faça um diário de sua dieta realizada ao longo do dia. Se você quer ter mais saúde ou forma física, mantenha um diário de suas ginásticas ou corridas. Se você quer crescer alguma área de conhecimento, mantenha leituras, lições e estudos cuidadosamente anotados. Se você quer realizar um projeto, mantenha registrado os seus progressos. O diário pessoal é um poderoso instrumento para disciplinar e garantir o hábito ou o novo patamar (quer de comportamento ou de conquista).

7. Seja CRIATIVO. O mundo está sedento por gente criativa. Desenvolva suas habilidades criativas. Realize técnicas, estude, faça dinâmicas ... Aprender a ser mais criativo é uma das chaves para o sucesso profissional. E seja criativo no sentido holístico – ou seja integral. Desenvolva sua escrita, seu raciocínio, sua forma de encarar os problemas. Seja criativo para conquistar mais espaço pessoal, ampliar seu network, e usar o mundão digital.

Quem sabe esse ano inicia-se com uma estrela boa pra você. Afinal, muitos dizem que 7 é um número de sorte!

Seja rico então!